Torneio Leiteiro da 37º Expobacia será exclusivo para agricultura familiar

0
81

Em 2019,  a  Expobacia Leiteira vai focar na produção da agricultura familiar para a realização do tradicional torneio leiteiro.  A competição, que vai distribuir R$ 28 mil entre os vencedores, já se encontra com inscrições abertas, no Parque Mair Amaral, em Batalha. Cada agricultor familiar pode inscrever até três animais nas categorias novilha e fêmeas adultas.

Segundo o regulamento, os animais serão submetidos a sequência de seis ordenhas, sempre às 7h e 19h, no período de 2 a 5 de outubro, nas próprias instalações do Parque de Exposições.  A cerimônia de premiação será realizada no sábado (5), a partir das 19h.

Para se inscrever, os interessados devem se dirigir à sede da Seagri municipal, no Parque Mair Amaral, preencher a ficha de inscrição e  apresentar o comprovante Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).  As inscrições para exposição de animais também já se encontram abertas, podendo cada produtor inscrever até 15 bovinos.

A expectativa do secretário de Agricultura de Batalha, Mathias Amorim, é que o Torneio reúna  cerca de 150 produtores das regiões do sertão e zona da mata. “Todo trabalho de investimento em genética e qualidade de produção será visto durante o torneio. Temos  animais de excelência, recordistas em produção, além de um grande força da agricultura familiar”, avaliou.

Visibilidade

Lançando maior visibilidade ao trabalho do pequeno produtor de leite, o novo formato deve enaltecer os planos futuros para o segmento. De acordo com André Ramalho, integrante da comissão organizadora, a genética leiteira de Alagoas, que é bastante requisitada em todo País, também se faz presente na agricultura familiar.

“Essa categoria vinha sendo a grande atração do concurso por surpreender em seu potencial de produção. Dessa forma queremos motivá-los a melhorarem ainda mais o nível técnico de produção”, analisou.

COMPARTILHAR